
"uma homenagem da fit em memória do professor juraci, fundador do FIT RUNNERS E DO pé vermelho"
Somos uma Equipe de Corrida de Rua, promovendo saúde, qualidade de vida e boas amizades. Se você tem estes objetivos, junte-se a nós.
Da perseverança do Educador Físico Juraci Pereira Barbosa nasceu na cidade de Apucarana, interior do Paraná, a Equipe Pé Vermelho de Pedestrianismo. Ex-praticante de atletismo, o professor começou a se dedicar às aulas de condicionamento físico nas academias de ginástica da cidade, enquanto os conceitos começaram a mudar, e os médicos começaram a recomendar frequentemente aos seus pacientes a prática de exercícios físicos como forma de combater os agravos cardiocirculatórios, as tensões, a obesidade, a hipertensão, dentre muitas outras patologias.
Os grupos de condicionamento físico se formavam e se diluíam com a irregularidade dos praticantes, porém um pequeno número começa a se tornar regular na prática dos treinamentos. A corrida passa a fazer parte do treinamento e vai tomando o gosto do grupo, que acaba por ter como objetivo participar da Prova Pedestre 28 de Janeiro, competição tradicional em comemoração ao aniversário da cidade. Com um percurso de 12 Km, já seria uma vitória a conclusão do percurso.
Em 1999, o grupo de condicionamento físico participa pela primeira vez da prova de forma organizada, já que antes disso a participação era individual, mas foi em 2002, algumas semanas antes da “28 de Janeiro”, que surgiu a ideia de fazer uma camiseta para melhorar a apresentação do grupo. Assim, com o patrocínio da UNIMED Apucarana foi realizada a primeira participação devidamente uniformizada, e daí em diante acabou se formando um grupo fixo de corridas de rua, que praticava condicionamento físico e participava de várias provas nas cidades próximas, como Maringá, Londrina.
Enfim a conhecida "endorfina" começou a fazer efeito, e os percursos de 10 Km já eram curtos, portanto em 2004 o grupo decidiu em conjunto pela participação na Meia Maratona de Florianópolis. Muitos desafios surgiram, como organização do transporte, hospedagem, logística, e o treinamento foi intensificado, com horário definido, protocolo de hidratação, treino de rampa, tiro de ritmo, tudo como deveria ser com os "grandes profissionais", assim, só ficou faltando um nome para equipe.
Dentre diversas possíveis escolhas surgiu uma sugestão inusitada, o antigo apelido dado aos norte-paranaenses pelos moradores da capital, "PÉ VERMELHO".
Agora estava realmente pronta a equipe, um técnico, um grupo de corredores de rua, um nome, um uniforme e muitos sonhos. A vontade de concluir o percurso no menor tempo possível também aumentava a cada prova, e as viagens para as corridas iniciaram, com a companhia dos familiares inclusive, que além do turismo apoiavam os corredores, naquela época chamados de “malucos”.
Verdadeira maluquice sair de casa num final de semana e viajar horas e horas para simplesmente “correr”. E assim vieram a Meia Maratona de Florianópolis, Meia Maratona de São Paulo, Volta da Pampulha, Meia Maratona de Santiago do Chile, Meia Maratona do Rio, Maratona de Curitiba, Prova Tiradentes de Maringá, 10 km de Londrina, Meia Maratona de Toledo, Maratona de Buenos Aires, 10 km da Tribuna de Santos, Maratona de São Silvestre, Prova da Califórnia, e até a Super Maratona da Cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, esta com 50 Km de percurso e final na praia em areia fofa.
Com o tempo e a divulgação da imprensa, a equipe e os atletas ficaram muito conhecidos pela população da cidade, e ninguém estranha mais ao se encontrar com corredores nas ruas e rodovias, muitas vezes em pleno horário comercial, até mesmo ao meio dia, ou meia noite. O grupo já foi matéria de diversos veículos de comunicação, e as fotos são inúmeras, alguns atletas competitivos também acabaram se unindo a equipe para participar com o objetivo de buscar a vitória nas provas, o que ajudou mais ainda na disseminação do nome do grupo por toda região.
Hoje a equipe conta com os mais variados integrantes, desde comerciantes, advogados, médicos, juízes, empresários, bancários, dentistas, operários, sendo homens e mulheres, jovens e adultos, amadores e profissionais, e, está sempre aberta para qualquer pessoa que queira participar. No ambiente dos treinamentos, ou nas corridas, o clima que reina é estritamente o da concórdia, do bom humor e o da amizade.





.png)